quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Três dicas básicas para não desistir da atividade física



As festas de final de ano acabaram. Muitos estão de férias, seja do trabalho ou dos estudos. As horas do dia passam e o calor dentro de casa aliado à sensação de quilos a mais engordados com os exageros na alimentação e nas bebidas fazem com que finalmente a pessoa queira colocar em prática aquela velha promessa: começar a fazer atividade física.

Para que isso não seja, mais uma vez, um desafio deixado de lado, o educador físico Jarman Gilberto Borrazzo (CREF 010384-G/PR), 30 anos, afirma que pelo menos três costumes básicos podem ajudar as pessoas na adaptação à prática regular dos exercícios físicos: estar bem acompanhado, encontrar um local para a prática perto de casa e sempre priorizar o prazer, e não a estética.

Uma das mais importantes, segundo Borrazzo, é procurar fazer a prática esportiva acompanhado de pessoas queridas. O casal pode aproveitar uma caminhada no parque para contar os acontecimentos do dia enquanto cada um estava em seu trabalho.

Um treino na academia feito com uma galera de amigos é mais do que praticar exercícios: é dar risada com as piadas dos conhecidos e ainda poder acompanhá-los em uma rodada de suco depois de suar na esteira e nos pinos.

O educador também aconselha que a pessoa procure locais próximos de casa para praticar exercício físico. Afinal, pelo menos em Maringá, não é tarefa das mais difíceis encontrar uma academia, um parque ou uma ATI.

Embora a situação financeira nem sempre contribua para isso (nem todo mundo tem dinheiro para praticar tênis ou natação, por exemplo), Borrazzo diz que é preciso também sentir prazer com a prática de exercícios físicos. O que significa optar pela modalidade esportiva que mais lhe agrada. Se não gosta de levantar peso, tente a bicicleta. Se também não lhe agradou, há sempre a turma do futebol.

O prazer na prática, diz ele, conta mais pontos do que a beleza. "Percebo que quem busca atividade física só almejando a estética e não o prazer tende a desistir mais rápido".

Fonte: O Diário

Nenhum comentário:

Postar um comentário