Follow by Email

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Por que a cerveja atrapalha seu treino?

Nossa querida cervejinha estupidamente gelada é inquestionavelmente uma paixão nacional. Por isso, este artigo pretende apresentar alguns casos de estudos, por que afinal, beber cerveja faz bem ou mal à saúde?
Ouvimos que cerveja dá barriga; é diurética; faz bem; faz mal ou que ela vicia.
Assim como grande parte dos alimentos, há estudos sobre os possíveis efeitos benéficos ou maléficos que a cerveja desencadeia no organismo.
Recentemente a literatura aponta que consumir moderadamente álcool, há redução do risco de mortalidade devido ao baixo índice glicêmico e propriedades fito estrogênicas da cevada e lúpulo usados na produção da mesma, previnem a ocorrência de doenças cardiovasculares.
Uma pesquisa recente comprovou que tomar um copo de cerveja por dia diminui riscos de diabetes e hipertensão, a bebida contém ácido fólico, vitaminas, ferro e cálcio - nutrientes que protegem o sistema cardiovascular.

Cerveja dá barriga?
Sim, um copo de cerveja tipo Pilsen, possui aproximadamente 280 calorias, imagine acompanhada por aperitivos como salgadinhos e frituras que grande parte das pessoas consome junto à bebida, isso tudo são calorias extras ingeridas, que no final da conta do dia se transforma em gordura.

Fisiologicamente o que ocorre no organismo ao ingerir cerveja?
A intenção é refrescar o calor em um dia quente, por isso tem que ser “estupidamente gelada”. 
O malte da cerveja é de natureza quente é um alimento altamente calórico (que produz calor interno). 
A cerveja foi trazida ao Brasil pelos europeus e é tomada na Europa sem gelo, para aquecer o organismo devido ao clima frio local. Nosso clima, principalmente nas regiões mais secas, é impróprio para o consumo de cerveja, pois:

1- Ao ingerir cerveja gelada, há sensação de saciedade da sede por reduzir o calor interno, devido à temperatura artificial do líquido.
2- Atingindo o estômago é dissipada por ação do calor local (tempera¬tura estomacal em torno de 37,5°C). 
3- O ácido hidroclorídrico (HCl) presente no lúmen estomacal, torna o pH próximo de 1,4 iniciando o processo de digestão dos componentes da cerveja.
4- Nessa temperatura, o princípio ativo quente do alimento passa a gerar calor interno, ele é absorvido pelo sangue e passa pelo hipotálamo. Há dissipação do calor residual (em excesso), ativando a vasodilatação periférica e a sudorese.
5- Com a perda da água  para eliminar o calor indesejável gerado pela cerveja, o hipotálamo ativa a sede como se fosse recuperar os líquidos que estão sendo perdidos nesse processo.
6- Com a sede estimulada é necessário consumir mais cerveja para saciá-la. Então gerará mais calor residual e a cada vez que ingerir mais cerveja, haverá mais vasodilatação periférica e mais sudorese, impedindo o organismo de manter a normalidade fisiológica sem perdas críticas.
7- Piorando, o álcool inibe o hormônio antidiurético (HAD),  para eliminar o álcool tóxico do sangue, reduzindo o conteúdo líquido interno (urina e suor) e gerando cada vez mais calor residual a cada cerveja ingerida (desidratação).
 Após a primeira ida ao banheiro é difícil parar de sentir vontade de urinar, isso debilita o organismo. Entra em ação o Sistema de Compensação Interna (SCI), sinalizando sintomas mais ou menos críticos, em função da quantidade de cerveja ingerida. 

E para nosso resultado de hipertrofia ou definição muscular?
Como vimos, a cerveja leva à forte estado de desidratação, isso colabora com a perda de importantes vitaminas hidrossolúveis (C e Complexo B) e minerais como Cálcio, Zinco e Magnésio, que estão ligados com o trabalho de contração e recuperação muscular.
Por ser fermentada, leva à formação de gases com consequente distensão abdominal (formação da barriguinha).
Com a perda de líquidos, a concentração de toxinas no sangue aumenta rapidamente, ainda leva o indivíduo a um estado de hipoglicemia.
O consumo de álcool também diminui a síntese proteica, pois os níveis de testosterona caem enquanto aumenta a produção de estrógenos, resultando em menos massa muscular.
Uma bebida ocasional não é problema, mas não vamos correr o risco de perder nossa massa magra, se for ingerir bebida alcoólica, beba sempre com muita cautela e moderação.
 Fonte: Blog Integral Médica